OS PAPÉIS
Na formulação das suas dúvidas e certezas o aluno/professor ator do projeto de aprendizagem, formula, pensa, confronta, expressa questões que tem significado pessoal, onde, enquanto indivíduo com suas histórias de vida, únicas e reais que necessitam ser, muitas vezes, repensadas/reconstruídas/orientadas, se vêem motivados a aprender e descobrir inventivamente sobre si mesmos, a sociedade e o conhecimento .
Neste processo tanto alunos como professores são: atores e eternos aprendizes, tem autonomia...
Na aprendizagem por projetos os alunos/professores levantam hipóteses, analisam, organizam, selecionam informações, buscam desenvolver novas formas de comunicação, expressão nas diversas áreas do conhecimento, refletem, imaginam e exercitam a cidadania através de atitudes solidárias e autônomas, enfim mostram o que querem, o que sabem o que podem fazer - são autores e atores que criam e inovam nos procedimentos e metodologias .
O professor deve ter a competência técnica/conhecimento de sua área e disciplina neste processo para poder dar suporte como especialista/articulador as discussões das questões levantadas pelos alunos, para apurar mais claramente o nível de conceituação acerca do conteúdo em estudo, a linha de raciocínio e/ou compreensão do aluno, a fim de poder criar mais e mais desafios, nas relações criadas para sistematização e formalização dos conteúdos que surgem.
As análises realizadas pelo professor orientador do projeto devem contemplar/sugerir questões que desestabilizam, provocam discussões, reflexões, análises e criticas, que contribuam para a formação do cidadão que deverá ter/desenvolver atitude e comprometimento com o grupo de desenvolvimento do projeto..
OS CONTEÚDOS
Os conteúdos são, no desenrolar do projeto, aprendidos, através de meios, onde o desenvolvimento da capacidade de aprender e continuar a aprendendo é natural neste processo contínuo de ir e vir nos questionamentos quanto as suas dúvidas e certezas, respeitando a individualidade quanto aos ritmos de aprendizagem de cada aluno, bem como, dando possibilidade de verificação das necessidades de aprendizagem específicas.
]
AVALIAÇÃO
Em projetos de aprendizagem a avaliação ocorre durante todo o processo, e o crescimento é percebido pelas trocas e interações ativas de cada um dos envolvidos, com o uso da Informática, tanto alunos quanto professores podem avaliar o processo desde seu início (as primeiras dúvidas e certezas) até a sua reestruturação (abrangendo novas dúvidas e certezas), pois um projeto de aprendizagem não tem fim, pois, neste processo todos somos eternos aprendizes.
http://www.escolabr.com/virtual/wiki/index.php?title=Projeto_de_aprendizagem&action=edit
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário