sexta-feira, 11 de setembro de 2009
Letramento
Atualmente, o ensino passa por um momento complicado, pois a criança ou o adulto, em sua maioria, é alfabetizado, mas não é letrado. Ela(e) lê o que está escrito, mas não consegue compreender, interpretar o que leu e isso faz deste indivíduo, alguém com muitas limitações, pois se ele não interpreta ou compreende corretamente, ele terá problemas em todas as disciplinas que fazem parte do seu currículo escolar.De acordo com Freire (1989, p. 58-9), “(...) o ato de estudar, enquanto ato curioso do sujeito diante do mundo é expressão da forma de estar sendo dos seres humanos, como seres sociais, históricos, seres fazedores, transformadores, que não apenas sabem mas sabem que sabem.”
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Um comentário:
Olá, Jaqueline! Essa questão do letramento me fez pensar na questão da inteligência. Existem vários tipos de habilidades: os que são melhores para atividades racionais, outros mais abstratas, outros pela questão da memória, outros pela inteligência com relação ao relacionamento interpessoal. É importante detectar isso nos alunos, não é mesmo? E dessa forma, enaltecer suas qualidades e desenvolver os pontos críticos. Abraço, Anice.
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