Ensinar matemática é desenvolver o raciocínio lógico, estimular o pensamento independente, a criatividade e a capacidade de resolver problemas.Utilizo o jogo para aumentar a motivação para a aprendizagem, desenvolver a autoconfiança, a organização, concentração, atenção, raciocínio lógico-dedutivo e o senso cooperativo, desenvolvendo a socialização e aumentando as interações do indivíduo com outras pessoas.
Nos jogos é emocionante ver a alegria,a vibração dos alunos nos jogos, como na trilha alfabética,onde joga o dado e vai caminhando com o marcador falando o que começa com a letra,também o dominó e no loto-letra onde tem que montar o nome do desenho então muitos alunos começam a montar silabicamente,então passo e faço as intervenções gerando os conflitos e ajudando o aluno a sair do nível avançando no processo da alfabetização.
Vygotsky afirmava que através do brinquedo a criança aprende a agir numa esfera cognitivista, sendo livre para determinar suas próprias ações. Segundo ele, o brinquedo estimula a curiosidade e a autoconfiança, proporcionando desenvolvimento da linguagem, do pensamento, da concentração e da atenção.
http://www.psicopedagogia.com.br/personalidades/personalidades/vygotsky.shtml
Assinar:
Postar comentários (Atom)
3 comentários:
Olá, Jaqueline:
Percebi considerável progresso desta postagem em relação a anterior.
Aqui não há apenas a união da teoria com a prática. A teoria é articulada com tuas
experiências concretas (citas exemplos) de forma mais significativa.
Grande abraço, Anice.
Minhas experiencias com jogos e minha pratica é semanal,onde selecio jogos livres e direcionados a alfabetização como bingo com palavras e desenhos ,eles gostam muito.E também brincadeiras como manduca-manda,esconder um objeto(quente e frio).
Olá, Jaqueline:
Que bom este retorno.
Grande abraço, Anice.
Postar um comentário