terça-feira, 12 de maio de 2009

Inclusão

Leciono na EMEFJOSÉ VICTOR DE MEDEIROS em Cachoeirinha e tenho uma turma de 15 alunos (o tamanho da sala não permite mais),2 inclusos no 1ºano.

Trabalho há 18 anos no ensino fundamental, mas precisamente nas séries iniciais, e já tive alunos considerados especiais, mas alguns anos atrás,quando verificado problemas mais sérios eram encaminhados para atendimento especializado e não ficavam na escola,ou então ficavam e eram reprovados,depois saindo para outra escola que tivesse classe especial.
As minhas experiências com inclusão começaram este ano com dois alunos, um com síndrome e a outra com transtorno global.
Nunca tive dificuldades para trabalhar, mas atualmente estou procurando entender como ensinar estes alunos, estou tentando, mas não é fácil.Algumas colegas estão super preocupadas,uma delas se negou a pegar uma aluna com síndrome,justificando que não sabe trabalhar com crianças especiais.

Um comentário:

Anice - Tutora PEAD disse...

Este tema é mesmo bem complexo e suscita diversos medos e dúvidas. É necessária muita leitura, respaldo profissional e trabalho em conjunto, não é mesmo? A escola como um todo deve estar preparada e não só o professor que irá lidar com determinado aluno. Abraço, Anice.